Documentos fundamentais
Retirado do site da CBDS (https://cbds.org.br/cbds/audiometria)
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) comunica a importância dos surdoatletas apresentarem audiometrias no modelo padrão nacional da própria CBDS, pois através dele que essa Confederação reconhece o atleta como surdo.
É através deste exame reconhecido pela CBDS que será dado um número de identificação para os atletas surdos, para que os mesmos estejam aptos a participar nas competições nacionais, reconhecidamente como surdoatletas.
O surdoatleta, que não possuir o número de CBDS ou ICSD – Comitê Internacional de Esportes para Surdos, deverá realizar o exame de audiometria conforme modelo nacional e enviar por e-mail à Associação e ou à Federação na qual pratica o esporte para que elas possam remetê-las à CBDS.
Por gentileza, cada surdoatleta preencher legivelmente os seus dados no formulário de audiometria, imprimir e levar ao fonoaudiólogo acompanhado do “Guia para preenchimento”, para que o profissional utilize o modelo corretamente de acordo com as orientações da CBDS, seguindo as regras do ICSD. Observa-se que é importante completar os quatro tipos de testes de audiometria (condução aérea, condução óssea, timpanometria e reflexometria), para que sejam aceitas pela CBDS.
Segue o ofício circular pela CBDS sobre audiometria: PDF
Segue o Guia do site da CBDS de como preencher o formulário: PDF
Segue o formulário do site da CBDS para a clínica preencher: PDF
Segue o regulamento de audiometria do Comitê Internacional (ICSD): PDF